Qual o Salário de um
Prático de Navios?

O TRABALHO

A Lei 9537 de 11 de Dezembro de 1997 que dispõe Sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) em seu artigo 13 afirma que: “O serviço de praticagem será executado por práticos devidamente habilitados, individualmente, organizados em associações ou contratados por empresas.”

As Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (Normam 12) complementam a Lesta dizendo que os práticos podem atuar, além de Individualmente ou contratados por Empresa de Praticagem, também como Sociedade Econômica Simples ou Empresária.

Não existem práticos hoje em dia contratados por empresas. Dessa maneira todos os práticos no Brasil são Pessoas Jurídicas.

Qual o salário
de Prático afinal?

Como já sabemos os práticos são empresários e prestam serviços de praticagem, mas para quem?

O tomador desse serviço são os donos dos navios que os práticos auxiliam nas manobras e navegação de praticagem, são chamados de Armadores.

Cada Armador tem um contrato de serviço com cada empresa de praticagem existente no país. Neste contrato estão os preços de cada serviço de praticagem prestado por tipo e tamanho de embarcação. O valor vai variar de local para local devido as peculiaridades de cada Zona de Praticagem.

Sendo assim percebemos que o prático será remunerado a depender da quantidade de manobras por mês, ou seja, sua remuneração será sazonal. Essa remuneração é feita por pagamento de pró labore e da divisão dos lucros da empresa, e vai variar para cada Zona de Praticagem.

Mas e quanto ganha um prático afinal? Não existe uma resposta única para essa pergunta, mas com certeza é um profissional muito bem remunerado que desempenha uma função de extrema importância para a economia do país, altamente especializada e técnica.

O que podemos afirmar com certeza é que os rendimentos são bem superiores ao Teto do Funcionalismo Público. E como o prático trabalha por escala de serviço ele ainda goza de bastante tempo livre para aproveitar seus ganhos.